O conjunto "O Encanto da Quinta da Ramalhosa" é uma experiência única que encapsula a essência e a paixão da vinha da Quinta da Ramalhosa. Uma das jóias do Dão, esta quinta histórica continua a cativar os apreciadores de vinho com a sua tradição, inovação e dedicação incansável à excelência.
Este conjunto exclusivo oferece uma viagem sensorial que abrange uma variedade de vinhos espetaculares. Cada garrafa é uma peça do quebra-cabeça que revela a riqueza do terroir da Quinta da Ramalhosa e a maestria de Micael Batista e Patrícia Santos. De tintos encorpados a brancos frescos, esta seleção é um convite para explorar a diversidade e a magia que esta quinta tem para oferecer.
Cada vinho deste conjunto é uma história em si, um capítulo que desvenda os segredos do Dão e o compromisso de uma quinta que tem como missão elevar o vinho português a novos patamares de excelência. Cada garrafa é um convite para uma viagem emocionante através das vinhas mais antigas e dos métodos tradicionais, com um toque de inovação contemporânea.
Notas de prova
Quinta da Ramalhosa Field Blend Tinto 2018
As vinhas velhas da Quinta da Ramalhosa fazem deste generoso blend tinto um vinho elegante, com caráter da região, onde a fruta e as flores conduzem a um bouquet fino e uma acidez equilibrada nos taninos,que estando bem presentes não vincam, transmitindo suavidade. Produzido a partir das castas Touriga-Nacional, Alfrocheiro, TintaRoriz, Jaen, Baga,Tinta-Pinheiro.
Quinta da Ramalhosa Field Blend Branco 2021
A Quinda da Ramalhosa situada em Terras de Besteiros, possui vinhas com mais de 30 anos, onde as variedades como o Bical, Malvasia Fina, Encruzado, Fernão-Pires e Rabo de Ovelha se harmonizam num vinho branco complexo com uma acidez marcante, excelente para pratos de mar.
Quinta da Ramalhosa Touriga Nacional/Alfrocheiro Tinto 2018
As castas Alfrocheiro e Touriga Nacional, são opostos que se envolvem num vinho delicioso, onde a elegância e a rusticidade se abraçam, o perfume a mato e a bergamota se revelam num complexo bouquet. São duas variedades que muito representam o Dão. Frescura e elegância que se mantêm no final de boca.
Quinta da Ramalhosa Palhete Tinto 2021
Vinho cheio de aroma, muito fresco, onde a fruta impera. No inicio o pêssego preenche o nariz, crescendo para frutos do bosque (amora, mirtilo, framboesa), no fim de boca sente-se o bosque e a caruma verde, finalizando com um retronasal a melancia. Na boca é de uma elegância que surpreende, acidez muito marcante, suave e muito prolongado. Robusto para acompanhar carne, ceviche, sushi, pratos de mar, legumes, peixes com alguma gordura, carne, enchidos e queijo.
Quinta da Ramalhosa Vinhas Velhas Branco 2019
Vinho branco produzido a partir das castas Encruzado, Malvasia-Fina, Bical, Rabo de Ovelha, Fernão Pires, outras. Possui uma cor amarelo intenso reflexo do estágio em barrica, no nariz é cítrico, acidez marcante, leve folar (polinização), a madeira é muito leve e subtil, está bem presente sem marcar. Na boca a acidez persiste abrindo para uma madeira suave, longo com uma persistência elegante, no fim de boca marca a noz-moscada.
Quinta da Ramalhosa Vinhas Velhas Tinto 2017
Este vinho é produzido exclusivamente das uvas da quinta da Ramalhosa, situada na região do Dão, sub-região de Besteiros caraterizada pelas manhas húmidas e temperaturas amenas, na zona de Tondela onde o efeito da barragem da Aguieira confere aos vinhos um caráter de elegância que define a região. Produzido a partir das castas Touriga Nacional, Alfrocheiro, Tinta Pinheiro, Jaen, Tinta Roriz, outras. O primeiro aroma que ressalta do copo é a frescura (acidez), vai abrindo para a fruta–frutos do bosque, misturando-se comum leve toque a resina (humidade e musgo). Na boca o tanino está bem limado e a madeira leve e suave, bem presentes em marcar. A acidez é o elemento de destaque, no fim a especiaria enche a boca, persistente e muito elegante.